Páginas

Coleção do Sítio Roberto Burle Marx, no Rio: Patrimônio Cultural Brasileiro

O Sítio Roberto Burle Marx é uma Instituição que possui mais de 3.500 espécies de plantas catalogadas no país.





 Um dos maiores incentivadores do uso da diversidade brasileira foi o arquiteto paisagista Roberto Burle Marx, falecido em 1994. Seu maior desejo era que outras pessoas também percebessem o Brasil do ponto de vista botânico e reconhecessem a nossa flora como a mais bela e rica da Terra. Para isso, doou o sítio em que morava no Rio de Janeiro para o governo brasileiro, que atualmente administra o espaço, visitado por cerca de dez mil pessoas por ano.
Em 1949, Burle Marx e seu irmão adquiriram o Sitio Santo Antônio da Bica, em Barra de Guaratiba. No local, havia uma antiga casa de fazenda e uma pequena capela, dedicada a Santo Antônio. Burle Marx restaurou as construções e levou para lá sua coleção pessoal de plantas, que ainda foi acrescida de plantas coletadas em diversas excursões a locais de vegetação intocada no Brasil. O paisagista morou no sítio de 1973 até o seu falecimento.

A coleção botânica do sítio, com área de 365 mil metros quadrados, foi considerada Patrimônio Cultural Brasileiro em 1985 e é formada por mais de 3500 espécies catalogadas. Lá, estão reunidas plantas tropicais e subtropicais, integradas aos ajardinamentos, que são os resultados das experiências de Burle Marx.

Além da coleção botânica, outra atração do sítio é o Museu Casa de Burle Marx, que foi aberto ao público em 1999. Com acervo superior a três mil peças, o museu apresenta obras próprias do paisagista, como pinturas, desenhos, tapeçarias, vidros decorativos, murais em azulejos e tecidos. Também são encontradas coleções de imagens barrocas, cerâmicas e vidros decorativos.

Para visitar o Sítio Roberto Burle Marx, é importante estará atento a alguns detalhes. As visitas são conduzidas a pé, precisam ser agendadas em horário comercial, e ocorrem em dois horários: 9h30 e 13h30. A vista dura cerca de noventa minutos, em um percurso em elevação com cerca de 1.800 metros. Recomenda-se roupas leves, sapatos confortáveis e o uso de repelentes. É importante lembrar que é proibida a coleta de flores, galhos, frutos e sementes, mesmo que estejam caídos no chão.

Sítio Roberto Burle Marx
Estrada Roberto Burle Marx, 2019, Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro
Tel: (21) 2410-1412
Funcionamento: de terça a sábado. Não funciona aos domingos e feriados.
Visitas ocorrem às 9h30 e 13h30.
Ingressos: R$10,00 a inteira e R$ 5,00 para idosos (meia-entrada)

Fonte:http://redeglobo.globo.com/globoecologia/


Nenhum comentário:

Postar um comentário